sábado, 6 de outubro de 2012

DALAI LAMA - COMPAIXÃO E BEM-ESTAR - Artigo

Compaixão e bem-estar

Compaixão é o senso de preocupação, a noção clara de que todos os seres têm exatamente o mesmo direito à felicidade. Essa compreensão é que nos traz a compaixão. Um senso de compaixão verdadeiro é o que nos leva a ver o outro como tendo exatamente o mesmo direito que eu à felicidade. A  que se baseia na compreensão da igualdade de todos os seres, sem apego, é a  verdadeira.
 Compaixão por outras pessoas não é sinônimo de auto-sacrifício. É amor e apoio. Uma vida feliz precisa de amigos, compaixão e apoio.  Amigos verdadeiros revelam-se quando -- o dinheiro acaba ou o poder se vai -- e a amizade vai junto e acaba. Pois, somente os amigos verdadeiros ficam.
Então, como criar amigos verdadeiros? Se você tiver um sentimento de compaixão, terá mais amigos verdadeiros. Mostre sentimentos gentis e sorria, e terá bons amigos. Porque essa atmosfera pacífica será a sua base, que irá criar as condições para a amizade.
A prática de compaixão também é imensamente benéfica para a saúde. De acordo com a medicina, os que tem mais compaixão, são mais interessados pelos outros, geralmente são mais saudáveis quando comparados com pessoas egoístas. Os egoístas sofrem mais freqüentemente de enfartes e outras doenças.
A mente mais egoísta, mais voltada para si mesma é muito ruim para a saúde. A mente mais compassiva, mais voltada para o próximo traz mais tranqüilidade, resultando por isso em saúde muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário